Hoje foi a primeira aula do semestre!
Os alunos foram levados à sala de multimeios, e, lá, receberam as instruções iniciais acerca do funcionamento da escola. Instruções dadas pela Coordenadora Angélica.
Em seguida, em folha de papel papel kraft, os alunos responderam à quatro questões, a saber:
i) Como eu vejo a escola?
ii) Que contribuições eu pretendo dar à escola?
iii) Que trabalho pretendo ter?
iv) Como me vejo, no futuro, dentro de cinco anos?
As respostas serão transferidas para um folha de papel e serão
trabalhadas, posteriormente, em sala de aula com as respectivas turmas.
Em seguida, os alunos foram levados para a sala de aula.
Em sala de aula, o professor se apresentou e fez uma fala no sentido de instigar os alunos a não desistirem de estudar.
Falou sobre os objetivos do "grupo de estudos fechado", do Facebook, da T6 e do presente blog.
Feito isso, refez as questões anteriormente trabalhadas, assim: "Por que, afinal, eu estudo?". Os alunos tinham três minutos para responderem à questão em seus cadernos.
Feito isso, refez as questões anteriormente trabalhadas, assim: "Por que, afinal, eu estudo?". Os alunos tinham três minutos para responderem à questão em seus cadernos.
Em seguida, o professor fez uma identificação listada das respostas dos alunos no quadro branco.
De posse disso, o professor introduziu o conceito trabalhado no livro "Escritos sobre Educação", de Friedrich Nietzsche
(1844-1900), que versa sobre um problema identificado pelo filósofo
alemão em seu tempo, a saber: o fato de que as pessoas estavam estudando
para o Estado.
Segundo Nietzsche, as pessoas não deveriam estudar para o Estado, mas sim "para si mesmas".
Atualizando o pensamento de Nietzsche, poderíamos dizer que, hoje, as pessoas estudam para o Mercado, quando, o melhor seria que estudassem para elas mesmas.
As noções serão retomadas na próxima aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário