Nesta aula, o professor levou os alunos para a rua, e, à noite, com a presença das estrelas, conduziu uma aula expositiva dialogada sobre as constelações. Para apontar tais e quais estrelas o professor estava se referindo, o educador de utilizou de um laser com o feixe de luz verde.
Foram apresentadas as constelações de Orion, na qual se pode identificar as "Três Marias", e, a constelação do Centauro, na qual se identifica o "Cruzeiro do Sul". O professor fez os devidos comentários acerca de como, os portugueses e espanhóis utilizavam-se desta última constelação para localizar o sentido sul.
Em seguida, o professor concluiu a explicação acerca de o que é latitude e o que é longitude; as questões 13 ("treze") e 14 ("quatorze"), da "terceira aula do semestre".
Passou a diante, inclusive, corrigindo a questão de número 15 ("quinze"), sobre a Lua, o Satélite Natural da Terra.
Com o auxílio de um aluno, o professor explicou que a Lua executa a sua translação em torno da Terra ao mesmo tempo em que executa a sua rotação, bem como, as suas fases (nova, crescente, cheia e minguante).
Blog para o "Registro da Prática" (Diário de Classe) do professor
Donarte Nunes dos Santos Júnior.
EMEF GRANDE ORIENTE, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADUTOS (EJA)
Prefeitura Municipal de Porto Alegre – SMED/ RME
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7ª AULA: COMUNISMO E SOCIALISMO (INTRODUÇÃO)!
Nossos próximos conceitos importantes a serem estudados serão os de Comunismo e Socialismo . Entretanto, para bem entender estes conceitos, ...
-
O professor retomou a aula passada e passou a concluir a explicação a respeito da Transição Demográfica. O professor explicou o gráfico as...
-
Através do projeto "Adote um Escritor" , por intermédio do qual as escolas da Rede Municipal de Educação (RME) são contempladas co...
-
Na segunda aula do semestre, como é comum de acontecer, muitos alunos que haviam faltado à aula anterior, apareceram, bem como, alguns al...
Nenhum comentário:
Postar um comentário