sexta-feira, 21 de março de 2025

1ª A 5ª SEMANAS DE AULAS!

Eis que vamos nos encaminhando para o final do mês de março, e, com ele, alcançamos a 5ª semana de aulas!


Até aqui, na EJA, Totalidade 6, o seguinte, foi feito?


>>> semana de 17 a 21 de fev.:

>> apresentação do professor e convite à reflexão do porquê se estuda: 

>> relativamente a isso, foram apresentadas quatro noções, quatro ideias, ou ainda, pensamentos filosóficos que convidam o estudante a (re)construir as noções que têm em relação ao estudar, a saber:

>  O pensamento de Alexandre Dumas, retirado do livro “O Conde de Monte Cristo”, qual seja: “o conhecimento é a única coisa que ninguém pode nos tirar; verdadeiro tesouro!”. A vida de Edmond Dantès não se resolveria se ele rompesse as cadeias e permanecesse na ignorância. Aliás, ele nem conseguiria romper cadeia alguma na ignorância. Era preciso que, antes, ele entrasse na escuridão da própria cela, e, lá, recebesse o verdeiro tesouro, que é a instrução e o conhecimento. Somente assim, Dantès poderia sair da escuridão e se tornar um Conde, o Conde de Monte Cristo...

> O pensamento de Friedrich Nietzsche, retirado do livro “Escritos sobre educação”, qual seja: “devemos estudar para nós mesmos!”, não para o que, hoje, chama-se Mercado de Trabalho (Estado (na época de Nietzsche). Enfim, deveríamos estudar por amor ao conhecimento, não para, tão somente, arranjar um emprego. Por outras palavras, a consequência de um estudo feito por amor ao conhecimento será, necessariamente, a do sucesso profissional, e não o contrário, que muitos pensam: “vou estudar para [, por exemplo, ] ter um bom salário!”. De outro modo ainda: uma pessoa pode estudar para ser, por exemplo, médico, mas, única e exclusivamente, pelo status que isso pode lhe trazer, e, não para salvar vidas. O resultado disso, é a formação de um “mau médico”, e não de um médico empenhado na promoção da Saúde como um todo…


>>> semana de 24 a 28 de fev.:

Foi dada sequência à reflexão anterior: com o pensamento de:

>  Antoine de Saint-Exupéry, retirado do livro “O Pequeno Príncipe”, qual seja, o de que “não devemos nunca abandonar uma pergunta!”. Se nós abandonarmos as perguntas que nós nos fazemos, nunca alcançaremos resposta alguma, pois ninguém trará, a nós, gratuitamente, soluções necessárias, ou ainda, respostas. Somos nós que devemos buscá-las, por nós mesmos. Somos os principais responsáveis por saciar as nossas curiosidades. Não virá um “Anjo do Céu”, nem mesmo a escola ou um professor com as respostas às perguntas que nós nos fazemos, justamente, por que tais respostas só saciam as perguntas feitas por nós mesmos, e por mais ninguém… Assim, temos de romper com uma certa preguiça mais ou menos forte que temos quando a assunto é fazer uma pesquisa ou encontrar conclusões.

> Com o pensamento de Pedro Demo, retirado do livro “Educar pela pesquisa”, isto é, o de que “estudar, pesquisa, enfim, ir atrás de decifrações, é modo de vida!”. Dito de outro modo, a pessoa que não tem a pesquisa, o estudo como estilo de vida, que não cultiva a própria curiosidade, está, por conseguinte, como que morta. Sabe-se que o buscar, o movimentar-se é próprio da vida. Assim, temos que o seu contrário, a inação, a anomia, é compatível com a morte. A pessoa, então deve estar aberta à noção de que o estudo é para a vida toda, e não, como muitos pensam: “vou terminar o ‘meu’ Ensino Fundamental e parar!”, ou ainda, “vou terminar o ‘meu’ Ensino Médio e parar!”, ou, como outros, “vou fazer a ‘minha’ Faculdade e ‘deu’!”… A coisa não é assim, não pode ser assim. Não se pode admitir, de novo, tomando como exemplo a Medicina, um médico que apenas se “forme” e pare de estudar, de pesquisar e de saber e se interessar pelo que há de novo na sua profissão. A Saúde das pessoas requer um médico-pesquisador, sempre atento à ciência da vida, aos últimos procedimentos e drogas qe promovam, por assim dizer, a qualidade de vida e a vitalidade. Ainda por outros termos, a tendência é a de que, no futuro, os certificadosdiplomas tenham prazo de validade. Efetivamente, os profissionais formar-se-ão e receberão autorização para exercerem seus ofícios, entretanto, terão somente uma autorização temporária, tendo de voltar, no tempo predeterminado, para prestar nova prova de conhecimentos, na qual, terão de provar estarem atualizados à luz de novos conhecimentos relativos às suas formações.


>>> semana do Carnaval, aula somente nos dias 05 e 06 de mar.:

Nesta aula, os alunos responderam a uma Sondagem Avaliativa.


>>> Semana de 10 a 14 de mar.: aula expositiva dialogada com o intuito de corrigir a sondagem avaliativa (clicar aqui para rever a sondagem). Foi visto:

>> Ordem, no sentido de Ordem Geopolítica, e:

> a antiguidade no uso deste termo

>> Nova Ordem, no sentido de Ordem Geopolítica Mundial, e:

>> o contexto histórico para esta terminologia.

> Ainda nos contextos anteriores, o Mundo Bipolar e a sua Guerra Fria (EUA vs. URSS)


>>> Semana dos dias 17 a 21 de mar.: aula expositiva dialogada retomando alguns dos conceitos solicitados no material relativo à atividade remota, distribuído na semana anterior (clicar aqui para ver a atividade remota). Foi visto, ainda:

>> conceito de Economias Planificadas.

Aspecto do quadro da aula!

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