O professor retomou a aula passada e deu sequencia às correções das questões, como segue:
A resposta da questão 4, das 17 passadas na terceira aula, ficou, assim:
4) A diferença principal foi o objetivo da colonização levada a cabo nas diferentes "américas"; enquanto a América Latina foi colonizada com o objetivo da exploração; a América Anglo-Saxônica, foi colonizada com o objetivo do povoamento.
5) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é, como o nome já expressa, um índice. Índice, termo que advém do latim (index), é aquilo que indica, que aponta para. Assim, o IDH é indicador que aponta para as condições socioeconômicas de um país quanto ao desenvolvimento.
O IDH é por três outros dados, ou ainda taxas que, por sua vez, também são indicadores, a saber:
- Educação: a taxa de analfabetismo
- Economia: renda per capta
- Saúde: esperança de vida ao nascer
O cálculo do IDH gera um indicador que vai de 0 ("zero") a 1 ("um"); quanto mais próximo do 0, menos desenvolvido é um país; quanto mais próximo do 1, mais desenvolvidos.
Há uma escala que considera a gradação do desenvolvimento, do seguinte modo:
- Muito Alto
- Alto
- Médio
- Baixo
Assim, exemplo:
Muito Alto:
![]() | 0,949 |
![]() | 0,754 |
Médio:
![]() | 0,693 |
Baixo:
O países acima citados estão, respectivamente, na posição 1ª, 79ª, 110ª e 188ª, de um ranking de 188 países.
Em relação ao Brasil, digno de nota é que ele está atrás de Barbados (0,795 (54º)), Uruguai (0,795 (54º)), Bahamas (0,792 (58º)), Panamá (0,788 (60º)), Antígua e Barbuda (0,786 (62º)), Costa Rica (0,776 (66º)), Cuba (0,775 (68º)), Venezuela (0,767 (71º)), São Cristóvão e Névis (0,765 (74º)) e México (0,762 (77º)), isso para serem citados os países da América Latina.
6) A Taxa de Mortalidade Infantil é o número de nascidos vivos que morrem antes de completarem 1 ("um") ano de vida, a cada mil nascimentos, por ano.
Esta taxa é representada por um número, por exemplo, assim:
Note-se que o símbolo acima é diferente, deste %. Ou seja, não se trata de uma porcentagem, mas de um número que leva em consideração os nascimento a cada 1000 (por mil).
Então, o exemplo acima deve ser escrito por extenso ou lido, assim: "Cento e vinte e dois por mil".
Para ir além, é interessantíssimo ler o seguinte artigo: "Fatores de erros na mensuração da mortalidade infantil".
O aspecto da aula, com relação ao que foi colocado pelo professor no quadro de giz, é reproduzido pela fotografia baixo:
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