quarta-feira, 27 de junho de 2018

Vigésima Sexta aula do semestre!

Aula na qual, através da dinâmica da Roda de Leitura, estudantes e professor leram, juntos, a obra escolhida para este semestre letivo, a saber: KONIG, Nanette Blitz. Eu sobrevivi ao holocausto: o comovente relato de uma das ultimas amigas vivas de Anne Frank. São Paulo: Universo dos Livros, 2015.

Nesta aula foi dialogado sobre os seguintes elementos relativos ao holocausto e Segunda Guerra Mundial:

→ a derrocada alemã nazista
→ suicídio de Hitler e sua esposa, Eva Braun, em 30 de abril, de 1945
→ o Hongerwinter holandês, de 1944
→ os traumas e consequências físicas após a libertação de Bergen-Belsen
→ a confirmação da morte da mãe e do irmão de Nanette
→ as condenações (pena de morte (forca)) de Josef Kramer e Irma Grese
→a incrível mensagem para a vida dos jovens estudantes que pode ser encontrada na seguinte passagem:


Eu fiquei realmente deprimida com a minha situação, mas logo percebi que aquilo em nada me adiantaria: ficar me lamentando da vida e de tudo que aconteceu comigo não ia resolver meus problemas. Além disso, quem iria querer uma órfã louca no mundo? Certamente, não conseguiria me readaptar agindo dessa forma. Foi assim que logo me recuperei e decidi que não iria assumir o papel de pobre coitada, vítima das circunstâncias do mundo. Eu já tinha sobrevivido, apesar de tudo, não me daria por vencida e seguiria lutando para conseguir retomar o controle sobre meu destino. Afinal, apesar de ter perdido a minha adolescência e a minha família, eu ainda era uma jovem de 16 anos. 
→ como o governo holandês agiu com os sobreviventes
→ a visita de Otto Frank, o pai de Anne Frank à Nanette
→ o que os relatos de sobreviventes de campos de prisioneiros japoneses davam conta: "os japoneses foram tão brutais quanto os nazistas".
→a demora na recuperação da saúde de Nanette, que demonstra o quão brutais foram os tratamentos que ela recebeu: 


Minha alimentação foi alterada para sempre devido às privações em Bergen-Belsen: até hoje não posso comer massas, churrasco, pãezinhos e nenhum alimento em grande quantidade. Mais tarde, fiz uma cirurgia nos joelhos, e alguns médicos disseram que o problema que eu tinha era devido a uma má-formação de ossos acarretada pelo desenvolvimento inadequado em uma idade que é tão crucial para o crescimento de um ser humano.
→ o contexto e as características da migração da Holanda para a Inglaterra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADE DA 2ª QUINZENA: de 16 a 27 de ago.:

INSTRUÇÃO: LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO. AO FINAL, FAÇA O QUE SE PEDE: APÓS TER LIDO O TEXTO ACIMA, COM BASE NELE, RESPONDA: 1) Os países...